quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Mulher Grávida

Esse é um quadro antigo, me inspirei quando estava na minha primeira geravidez. Foi um quadro muito interessante de se pintar. Experimentei muito pintar camada sobre camada. Esse efeito do fundo é justamente resultado de um processo de raspagem com a espátula. Gostei muito do efeito que consegui no corpo, colocando cores mais claras embaixo, com cores bem vibrantes, que ao serem cobertas por cores mais escuras e ao serem raspadas, parecem iluminar o quadro. Não que eu dominasse essa técnica (risos). Isso tudo surgiu com a mais antiga técnica dos artistas: tentativa e erro, ou "experimentação".
A Mulher Grávida na verdade era uma porta! Ela já estava se criando dentro de mim e eu particularmente estava gravidíssima. Tinha tinta à óleo nas mãos, mas não tinha onde pintar. Estávamos morando em Araranguá... nem sabia onde comprar material de pintura. Enchi tanto o saco do meu marido, que numa dessas ele soltou de saco cheio: ah, tá, pinta essa porta! Essa? Perguntei entusiasmada. Para surpresa dele eu não tive dúvida, mas fui obrigada a tirar o trinco. Depois de convivermos seis meses com uma das portas sem trinco e sempre com óleo fresco voltei eu para Floripa e ele continuou em Araranguá. Fiquei só com a foto. Ele então saiu da casinha que alugávamos e agora para a minha surpresa, levou a porta junto!!! Esse quadro ficou pronto somente meses depois... A prova dessa história são os buracos do trinco que ficaram estrategicamente "sob" os cabelos da gestante.

2 comentários:

  1. Pesquisando mulheres grávidas na internet achei seu lindo quadro. Postei no meu blog sem te pedir licença (desculpa), mas é para ilustrar um trecho de um romance. Parabéns pela arte!
    pensarecontar@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Bibiana, adorei em primeiro lugar você ter gostado. Adorei em segundo você querer usá-lo e adorei em terceiro lugar por ter me avisado!!! Valeu, agora, mais do que nunca vou me inspirar mais para voltar a pintar!!! Obrigada!

    ResponderExcluir