terça-feira, 17 de maio de 2011

Crianças

 Estou gostando de brincar com giz a óleo. Não é a mesma coisa que a tinta, que eu adoro, mas estou curtindo trabalhar com o lápis sobre revistas ou jornais, preferencialmente coloridos. Aproveito justamente as cores, as sombras e as formas desse material para fortalecer alguma imagem que esteja surgindo dessa mistura com o lápis.
Geralmente a revista tem uma textura muito lisa, por isso o lápis escorrega muito e não se fixa direito. Aí entra a lixa. A lixa dá dois efeitos interessantes: tira um pouco a cor, esbranquiçando e esfumaçando a imagem e cria uma superfície rústica que pode resultar em efeitos muito bons com o lápis a óleo. Também é muito eficaz quando se quer apagar alguma letra ou palavra muito grande ou esquisita.
Essas imagens ao lado são bem pequenas. É só brincadeira mesmo... aproveitando revista de papel mais fosco. Estou muito inspirada em crianças e gestantes e é isso que mais freqüentemente venho treinando. Mas estou evitando de me prender muito no modelo real e me concentro mais nas cores e nos efeitos que a própria imagem da revista me oferece. Isso também para "dar desculpa" né? Porque as crianças vivem se mexendo e é difícil fazer retrato delas quando estão brincando, hahahah...

2 comentários:

  1. Oi Ju, que legal tuas artes. Sabes que também ando com este astral mais artista? Seria mais umas das coincidências de nós duas? Hehehe.. Claro que não domino técnica de coisa nenhuma. Estou apenas me divertindo, entre outras coisas. Ando guardando muita coisa que antes jogava fora e reaproveitando. Minha última façanha foi juntar lata de leite do Conrado, fitas de tecido (sempre guardo fitas de embrulhos de presentes que ganho), pedras do quintal de casa, isopor de uma velha maquete, umas flores de pano do 1,99, e tchammmmmm... saíram dois vasos floridos que presenteei a mamis e a sogra no dia das mamães. Não tive ideia (e nem máquina, claro) para tirar foto para te mostrar. Uma hora qualquer tento fazer. Agora deixa eu voltar pro trabalho. Espero aperecer mais vezes por aqui. Beijos para a família! Jana

    ResponderExcluir
  2. Oi Jujuba.
    Gostei do movimento das crianças nessa última pintura. Muito bom mesmo!
    Beijo!

    ResponderExcluir