segunda-feira, 6 de junho de 2011

peixes em cardume (2)

Vou postar agora o cardume, um peixe atrás do outro, as fotos com a evolução do quadro para vocês poderem acompanhar a pintura. Então segue a rede da pescaria.

Olha só, como está todo misturado e cheio de informação. Eu até gosto do colorido, mas estou buscando uma coisa mais una e mais azul

Aí começo a trabalhar no canto superior esquerdo, nos peixes que não vieram prontos. Tento trabalhar o fundo, mas ainda está meio atrapalhado. Tenho uma paleta muito pequena de cores e tudo tinta da corfix (não considero muito boa essa tinta). Mas quando a gente está fissurada... até sem preto a gente pinta. Tenho aqui um azul cobalto, vermelho china, amarelo citrico, dois brancos, ocre e um vermelho meio amarronzado (que esqueci o nome). Vamos ver o que dá para fazer. Estou sentindo falta do azul ultramar, do vermelho magenta e do amarelo ouro, além do preto, é claro.

Passo um branco sobre o amarelo para poder raspá-lo depois, mas na verdade quero uma luz azul ali, com resquícios de amarelo no fundo, só para dar um brilho. Dá para perceber que já usei a espátula no lado direito. Estou deixando este canto um pouco de lado agora para esquecê-lo um pouco, senão fico muito viciada nele e passo a enxergar com tendência. O ideal é esperar um pouco para vê-lo como quem vê pela primeira vez
Olha como ficou ruim essa raspagem. Vou ter que fazer alguma coisa. Aqui vou tentar azular um pouco o quadro e passo clarear um pouquinho o lado direito inferior.

 Então decido que vou azular de vez. Mas para isso preciso passar o branco novamente, pois tenho pouco azul. Foi aqui que me lembrei dos lapis pastéis à óleo, que usei para fazer os peixes. Aí ampliou-se muito a paleta de cores, apesar de o lápis não pegar muito bem na tinta molhada. Mas pude explorar outros tons de azul que estavam faltando e fiz algumas linhas novas com o preto.
 Aqui eu finalmente consigo azular um pouco e trabalho lá naquele peixinho de baixo, da direita. consigo integrar um pouco as cores e harmonizar mais o quadro. Mas ainda vejo linguagens muito diferentes. O canto direito superior quase não se relaciona com o canto esquerdo... e algumas linhas estão fortes demais.


 Aí está o resultado final de hoje. Não considero pronto ainda. Mas consegui evoluir bastante do início colorido para um quadro azul com nuances de outras cores. Ainda acho que o canto superior esquerdo não está de acordo com o resto, mas gostei tanto dele que não consegui me desapegar (vou esperar até amanhã). Amenizei alguns traços que estavam me agoniando e adicione outros, principalmente no peixe branco do meio. Ainda não me dei por satisfeita. Gostei muito da parte central abaixo do peixe branco, precisamente abaixo da calda do peixe azul claro. Aquele peixinho embaixo também terá que ser modificado e não sei, ainda tem coisa... no fundo eu acho. Bom, preciso de mais cores... porque os lápis não deram conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário